O renomado escritor Henry Krutzen, que reside em João Pessoa desde 2006 e trabalha com psicanálise, está prestes a lançar mais uma obra de destaque em sua carreira.
O lançamento ocorrerá na quinta-feira (18), na Clínica Casa da Árvore, localizada em Miramar, João Pessoa, com início marcado para as 19h.
Quem é Henry Krutzen?
Henry Krutzen é um psicólogo e psicanalista belga, além de membro da International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy.
Ele possui diploma em Psicologia e Ciências da Educação pela Université Catholique de Louvain, na Bélgica, onde também estudou.
Ao longo de mais de 20 anos, trabalhou em consultórios e instituições de saúde mental na Bélgica, sendo membro da associação belga "Le Questionnement Psychanalytique" e da IARPP (International Association for Relational Psychoanalysis and Psychotherapy).
Além disso, ele é autor de livros como:
-
"Index référentiel du séminaire de Jacques Lacan, 1952-1980" (Anthropos), "Estudos de psicanálise relacional" (Zagodoni) e
-
"Para uma nova definição do espaço clínico" (Zagodoni).
Desde 2001, ele se radicou no Brasil e estabeleceu-se em João Pessoa.
Sobre Trauma: Psicanálise e Transversalidade
Em sua mais recente obra, Krutzen aborda a crescente presença de pacientes traumatizados nos consultórios psicanalíticos.
Essa realidade demanda uma revisão conceitual e metapsicológica, a fim de oferecer um tratamento adequado para esses pacientes que enfrentam um sofrimento intenso, embora não infinito.
O livro propõe dois pontos fundamentais para a redefinição da abordagem dessas questões.
Primeiramente, destaca a importância da psicanálise relacional como foco central no tratamento.
Em segundo lugar, enfatiza a necessidade de uma postura transdisciplinar e de troca com outras áreas do conhecimento, como neurociência, psicologia do desenvolvimento, ecologia política, entre outras.
Essa abertura para saberes correlatos é vista como condição essencial para adequar a psicanálise à prática clínica atual.
Krutzen também apresenta a dimensão social da psicanálise.
Após anos de confinamento nos consultórios, ele destaca a necessidade de compartilhar seu conhecimento e experiência com outras pessoas, visando promover uma troca enriquecedora no campo profissional.
Veja abaixo o folder da programação do evento de lançamento do livro: