Semana passada, ocorreu o Simpósio Internacional de Psicanálise da Unifor nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Auditório da Biblioteca.
O evento foi organizado em comemoração aos 100 anos do texto “O Eu e o Isso”, escrito por Sigmund Freud, e teve como objetivo discutir a atualidade da obra e explorar temas que se relacionam com a invenção freudiana.
Para participar, os interessados precisaram se inscrever online.
As professoras Sabrina Matos e Juçara Mapurunga, do curso de Psicologia da Unifor, afirmaram que a programação foi planejada para abranger questionamentos sobre a obra centenária e seus temas relevantes, além de permitir a exploração de narrativas diversas e suas conexões com o dispositivo criado por Freud.
O evento contou com mesas-redondas, palestrantes, apresentações artísticas e uma edição especial do projeto “A psicanálise vai ao cinema”.
Freud considerava “O Eu e o Isso” como um de seus principais trabalhos teóricos, no qual ele descreve detalhadamente a estrutura e o funcionamento da psique, apresentando a hipótese da divisão em três partes: ID, EGO e SUPEREGO.
O primeiro Simpósio de Psicanálise da Unifor aconteceu em 2019, homenageando o texto “Deve-se ensinar psicanálise nas universidades?”, também escrito por Freud, e recebeu mais de 1.200 inscrições.